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Público-alvo

O público-alvo é uma representação ampla dos clientes que você visa ter. Ou seja, ele é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum.

Para definir o público, é comum utilizarmos critérios sociodemográficos, como:

  • Educação
  • Classe social
  • Sexo
  • Idade
  • Nacionalidade
  • Profissão

Além disso, é possível também usar critérios geográficos, por exemplo:

  • Localização (rural/urbana, litoral/interior).

Então, um exemplo de público-alvo seria:

Homem, entre 25-35 anos, classe média, brasileiro, mora no interior de Minas Gerais, formado em direito, trabalha em uma empresa de advocacia, mas busca recolocação profissional.

Persona (avatar)

Já a persona, além dos dados geográficos e sociodemográficos que também estão no público-alvo, apresenta outros critérios voltados para informações psicográficas.

Então, teremos as informações sociodemográficas:

  • Nome
  • Sexo
  • Idade
  • Classe social
  • Nacionalidade
  • Localização
  • Escolaridade
  • Profissão

Mas também é essencial ter características comportamentais, por exemplo:

  • Gostos pessoais
  • Sensibilidade a preços de serviços e produtos
  • Qualidade desejada em um produto ou serviço

Além disso, há os critérios psicográficos:

  • Personalidade
  • Estilo de vida
  • Valores morais

Assim, a persona poderia ser:

Caio, homem de 29 anos, classe média, brasileiro, mora no interior de Minas Gerais, em São João Del Rey. É formado em direito, trabalha em uma empresa de advocacia, mas busca recolocação profissional. Gosta de cozinhar e tem vontade de se dedicar mais a isso. Nos finais de semana, sempre convida os amigos e prepara jantares para todos. Por ser de classe média, não compra produtos muito caros, mas prefere investir mais dinheiro se o material for de qualidade melhor. Ele é divertido e está sempre rodeado de pessoas.

Perceba que pensar em estratégias de marketing para alguém que você tenha mais informações faz com que seu conteúdo seja melhor direcionado e mais útil para as pessoas. Assim, você consegue ter resultados mais eficientes do que se pensasse apenas em um público geral.

 

 

2 Comments

  1. […] não confunda persona com público alvo ok? Se você quer saber a diferença entre persona e publico alvo nós preparamos uma matéria incrível no link […]

  2. […] onde você atua e entender os hábitos e comportamentos dos consumidores. Entender quem é a persona do seu consumidor e qual é a jornada do […]

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