O que é a jornada do cliente
18 de agosto de 2019
O que é Lead e como usar a seu favor
18 de agosto de 2019

Funil de Marketing

O que é o funil de marketing, para que serve e como você pode usar a seu favor para aumentar vendas.

Não é novidade que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Aquelas empresas que insistiam em vendas forçadas estão perdendo espaço, e a necessidade de criar um canal de conhecimento e de informação está só crescendo.

A internet tem revolucionado a forma como os consumidores se comportam, tem ditado tendência e tem permitido que os clientes pesquisem e se informem antes de realizar uma compra.

Os empreendedores enxergaram a grande oportunidade de passar conhecimento aos seus potenciais clientes desde o 1º contato com a marca até a decisão de compra. E todo esse caminho é otimizado com o funil de marketing.

Se você quer alcançar uma posição de destaque frente a concorrência e aumentar as suas vendas, precisa entender a importância do funil de marketing. Para isso, confira o nosso post e tire as suas dúvidas:

O que é um funil de Marketing?

Podemos definir o funil de marketing como um modelo que representa a jornada do cliente desde a primeira interação com a sua marca até o momento em que ele está apto a realizar uma compra.

Muito mais que isso, o Funil de Marketing é responsável por permitir a criação de estratégias assertivas para atrair clientes, educa-los e prepara-loa para o processo de compra.

O final do funil gera o cliente pronto para entrar no funil de vendas.

Se você quer saber O que é o Funil de Vendas clique neste link e veja a matéria completa que preparamos sobre o tema. http://fabriqueta.com.br/o-que-e-o-funil-de-vendas/

O Funil de Marketing possui 3 etapas bem delimitadas como podemos ver na imagem a seguir.

Quais as etapas do Funil de Marketing ?

Topo do Funil (TOFU)

No 1º estágio do funil de marketing conhecido como TOPO DO FUNIL ou TOFU, os potenciais clientes estão na fase do aprendizado e da descoberta. Os clientes ainda não buscam uma solução. Na verdade, a grande maioria nem sabe que tem um problema. Então, o objetivo dessa etapa é identificar esse problema e incentivar a busca pela solução.

Para conquistar esse objetivo, é necessário investir em estratégias com alto alcance, como blogs e campanhas nas redes sociais.

É importante frisar que seu potencial cliente ainda não está habituado com os seus produtos ou os seus serviços. Portanto, não adianta utilizar termos técnicos ou criar conteúdos aprofundados.

Todo o material produzido para o topo do funil deve ser geral, com linguagem fácil de entender, que ajude o leitor a identificar um problema e a visualizar as oportunidades que uma solução oferece.

Um ponto importante para a eficiência do funil de marketing é coletar dados dos consumidores de forma a conseguir entrar em contato e enviar materiais relevantes.

Busque também informações que ajudem a criar uma segmentação do público de acordo com as suas necessidades.

Meio do Funil (MOFU)

Como falamos, no topo do funil há um grande número de possíveis consumidores da sua marca, mas nem todos eles vão se interessar pelas soluções propostas.

Porém, aqueles que de fato foram atraídos e acessaram os conteúdos vão começar a ter mais dúvidas quanto aos seus problemas e a buscar soluções.

Sendo assim, no meio do funil o objetivo é qualificar os possíveis consumidores da marca, tornando-os leads (potenciais clientes que já reconheceram um problema e estão em busca de uma solução).

Os conteúdos gerados aqui já podem ser mais técnicos e específicos, pois a ideia é tirar as dúvidas que possam surgir.

Se você seguiu a dica do topo do funil, de buscar dados sobre os potenciais clientes, agora você pode segmentá-los, enviando conteúdos relevantes. Assim, você enviará o material certo, para o público certo, no momento certo.

Fundo do Funil (BOFU)

Até o meio do funil, os seus conteúdos deixarão em evidência o problema e as possíveis soluções. Agora, no fundo, você deve apresentar o que a sua empresa tem a oferecer.

Os leads já estão qualificados, isto é, já reconheceram o problema que têm, buscaram e escolheram a solução tomarão e agora buscam a melhor oferta. O seu trabalho é colocar a sua marca como a principal escolha na decisão de compra.

Nesse estágio, invista em técnicas que incentivem o lead a conhecer as suas soluções. Uma técnica que ajuda bastante na decisão de compra é apresentar casos de sucesso.

Mostre para aqueles que buscam a melhor oferta o que os seus clientes fidelizados alcançaram com os seus produtos ou os seus serviços.

Divulgue os resultados obtidos e, se possível, peça aos seus clientes para mostrar, de forma natural e sincera, como foi a experiência com as soluções.

Estrategias de Marketing para o funil

Um exemplo da estratégia do funil de marketing

Para que não restem dúvidas, vamos construir um caso, aplicando o funil e mostrando como os conteúdos devem ser programados.

Como exemplo, imagine que a sua empresa trabalha com tecnologia de impressão 3D, um avanço que vem ganhando destaque no mercado. Os conteúdos serão:

Estratégia de marketing para o topo do funil

Artigos amplos, com objetivo de mostrar o que é a impressão 3D, como essa tecnologia pode ser utilizada pelas pessoas ou pelas empresas, as principais aplicações e os ganhos obtidos.

Lembre-se de não utilizar termos técnicos ou aprofundados. Produza conteúdos com até 500 palavras, com leitura fácil e agradável.

Estratégia de marketing para o meio do funil

Artigos mais específicos, mostrando como escolher uma impressora 3D, como escolher os diferentes materiais, como aplicar no seu negócio.

Os textos podem ser maiores, com mil palavras e termos mais específicos. Tire as dúvidas dos leitores.

Estratégia de marketing para o fundo do funil

Mostre casos de sucesso. Crie textos com os resultados obtidos pelos seus clientes ou empresas conhecidas. Por exemplo: “Como a empresa X reduziu 30% do custo de produção com a nossa impressora 3D”.

Crie textos maiores, como e-books com 2 mil palavras. Aqui, você pode e deve divulgar a sua empresa.

O funil de marketing e o aumento das vendas

Entender e aplicar o funil de marketing está relacionado diretamente ao aumento da conversão, gerando lucro e referência no mercado para o seu negócio.

Avalie cada estágio do funil, produza o conteúdo certo e divulgue para os potenciais clientes. Dessa forma, você otimizará as suas estratégias e alcançará o sucesso!

Agora que você já conhece o funil de marketing, confira nosso post sobre o que é o funil de vendas e aumente as suas conversões!

1 Comment

  1. […] fundamental definir as estratégias alinhadas com seu funil de marketing e seu funil de vendas. Todos estes temas já foram abordados aqui no Blog da Fabriqueta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *