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Funil de Vendas

Funil de Vendas

O que é um Funil de vendas e como implantar na sua empresa

Entenda o que é um funil de vendas e como tirar proveito para aumentar suas vendas e reservas.

Você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre funil de vendas e sobre a necessidade de conhecer esta metodologia para aumentar a conversão de acessos em vendas e reservas.

Contudo já deve ter ouvido também sobre a necessidade de entender a jornada do cliente para que você possa traçar as melhores estratégias para aumentar suas vendas e reservas.

No entanto mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Funil de Vendas, não se preocupe, pois neste artigo você  aprenderá tudo o que precisa sobre esta metodologia.

Igualmente você aprenderá quais são as etapas do funil de vendas e como usar esta ferramenta para melhorar sua conversão em vendas e aumento de reservas. Preparados?

O que é um funil de vendas?

De uma forma bem simples e direta e só para ilustrar podemos definir o funil de vendas como o caminho que o cliente percorre até comprar seu produto ou serviço.

Entretanto é importante destacar que este caminho é composto por etapas e estas etapas são responsáveis pela identificação do estágio de compra em que o cliente se encontra. Estamos falando em entender a jornada do cliente.

Funil de VendasÉ importante entendermos a jornada do cliente para que se possa implementar ações estratégicas de marketing e vendas que permitam melhorar seus resultados. É importante também destacar que o funil de vendas não é a mesma coisa que o funil de Marketing, mas é uma etapa complementar e falaremos disso logo adiante.

Se analisarmos a estrutura do funil de vendas e do funil de marketing vamos perceber que elas são muito parecidas. Ela possuem o topo do funil que são os visitantes desconhecidos, possui o meio do funil que são os leads e o fundo do funil que são as oportunidades.

No fundo do funil de marketing estão aqueles clientes mais qualificados a efetuarem uma compra. Nesta etapa inicia-se o funil de vendas.

Em resumo o processo de venda se inicia no funil de marketing com a atração e captura dos clientes potenciais para que em seguida o funil de vendas funcione, ou seja, o funil de marketing é responsável pela atração e captação de possíveis clientes e o funil de vendas é responsável por efetivar esta venda. Ficou claro?

Quais são as etapas ?

Como informamos logo acima a estrutura do funil de vendas e do funil de marketing são muito parecidas. Em ambos temos o topo do funil, o meio do funil e o fundo do funil. Na tabela a seguir vamos tentar explicar melhor as diferenças. Perceba que são parecidas mas não cumprem o mesmo papel, no entanto podemos considerar que são complementares.

TIPO DE FUNIL TOPO DO FUNIL MEIO DO FUNIL FUNDO DO FUNIL
Funil de Marketing visitantes desconhecidos leads oportunidades
Funil de Vendas pesquisa e qualificação descoberta e apresentação do produto fechamento/venda

Perceba que no fundo do funil de vendas é que você tem um novo cliente.

O funil de venda e o funil de marketing devem ser construídos separadamente?

Não necessariamente. Cada negócio possui suas particularidades e deve ser analisado separadamente.

É necessário conhecer a jornada do cliente em cada tipo de negócio. A jornada do cliente em um e-commerce é bem diferente da jornada do cliente de uma imobiliária ou de uma pousada.

Note que a decisão de construir separadamente ou junto dependerá do tipo de negócio que você possui e do seu fluxo de venda desde a captação do cliente até a conclusão da venda.

Entretanto é Importante destacar que esta metodologia não é exclusiva de grandes empresas. Pequenas empresas podem aplica-la afim de aumentar sua receita e suas reservas.

Se você possui alguma dificuldade em identificar no seu negócio como implementar os funis e como atrair clientes para aumentar vendas você pode falar conosco clicando neste link.

O que é necessário para implantar em pequenas empresas ?

Vamos focar aqui nas ferramentas necessárias para implantar o funil em pequenas empresas que utilizam a internet para captar clientes.

  1. Primeiramente é necessário é conhecer seu público alvo. Essa é a base da sua estratégia. Entender quem é seu cliente, qual o perfil do seu cliente (interesses, desejos, frustrações, faixa etária, sexo, etc); Sem isso sua estratégia de marketing ficará comprometida.
  2. Possuir um site ou alguma ferramenta de criação de páginas na internet. Inegavelmente isso é fundamental para que você capture leads e nutra para que eles se tornem consumidores e clientes fiéis.
  3. Ferramenta de e-mail marketing pois você precisará enviar conteúdo a seus leads para assim prepara-los para a compra.
  4. Conteúdo digital como vídeos, textos, imagens, áudios para atrair e alimentar seu público alvo.
  5. E por fim você precisa de tráfego de qualidade em seu site, do contrário você terá uma loja que não recebe visitas de clientes.

Qual a principal vantagem de possuir um funil de vendas bem definido ?

A principal vantagem de conhecer seu funil de marketing e vendas é poder medir cada etapa da jornada do cliente e identificar onde você precisa atuar estrategicamente.

Entender a jornada do cliente lhe permitirá aumentar suas vendas e reservas ainda mais. Frequentemente nós aqui da Fabriqueta Digital ajudamos centenas de empresas a vender mais utilizando esta metodologia.

Como implantar em minha empresa ?

Agora que você já sabe o que é um funil de vendas e o que é um funil de marketing, fale com a Fabriqueta Digital e solicite nossa consultoria em Marketing Digital.

Igualmente você poderá acessar um dos nossos cases de aumento de vendas e reservas pela internet. Clique aqui para ver as melhores Pousadas na Serra do Cipó.

3 Comments

  1. Olá, muito esclarecedor seu conteúdo! Parabéns!!!
    Por favor dê uma olhada no nosso site e veja se consegue sugerir melhorias http://www.portalserradocipo.tur.br

  2. […] importante que você não confunda jornada do cliente com funil de vendas. Apesar de existirem algumas similaridades não se trata da mesma […]

  3. […] O Funil de Marketing é responsável por atrair clientes, educa-lo e prepara-lo para o processo de compra. O final do funil gera o cliente pronto para entrar no funil de vendas. […]

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