Dada a grande concorrência dos tempos atuais, seja no mundo real ou no mundo online conquistar clientes tem se tornado um desafio cada vez mais difícil.
Por isso é importante estudar o mercado onde você atua e entender os hábitos e comportamentos dos consumidores. Entender quem é a persona do seu consumidor e qual é a jornada do cliente.
É fundamental definir as estratégias alinhadas com seu funil de marketing e seu funil de vendas. Todos estes temas já foram abordados aqui no Blog da Fabriqueta Digital.
Preparamos esse artigo para te explicar exatamente é o que é lead, de acordo com o Marketing Digital, qual a importância deles para as empresas, o que é lead qualificado, como gerenciá-los e até mesmo nutrí-los, visando o sucesso da sua empresa.
Pretendemos responder aos principais questionamentos como por exemplo:
Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.
Mas como ocorre esse interesse do consumidor?
Geralmente este interesse ocorre a partir do momento em que o usuário tem acesso ao seu conteúdo e preenche um formulário de inscrição para recebimento de ofertas, materiais ricos ou até mesmo a assinatura de uma newsletter, por exemplo.
Esse preenchimento significa a conquista do e-mail desses potenciais clientes e a chance de fazer contato com eles, o qual foi permitido pelo usuário.
Essa situação é bem diferente no Marketing Tradicional, o qual busca a todo custo ser notado pelas pessoas.
No Marketing Digital, principalmente em estratégicas como o Inbound Marketing, a ideia é fazer o usuário ir em busca do seu conteúdo, assim seu contato com ele se torna menos “invasivo” e inconveniente.
Quando um usuário demonstra interesse, a partir do momento que ele faz algum download de material, por exemplo, deixando seus dados para contato, automaticamente ele passa a ser um lead do seu negócio.
A partir disso, ele será inserido no funil de marketing e no funil de vendas da empresa, fazendo tanto a equipe de Marketing quanto a equipe de Vendas trabalharem em conjunto com o objetivo de fechar novos negócios.
No marketing Digital o lead é um potencial consumidor. Ele está a procura de uma solução que você oferece mas ainda não está pronto para a compra. Um lead deve ser nutrido com conteúdo de qualidade para que no momento da compra ele escolha você. Podemos dizer que um lead serve para se tornar um cliente se você aplicar corretamente as estratégias de marketing.
Os leads estão em busca de resolver suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer isso: pode ser com uma planilha específica ou até com a compra de um software. Sua função é ajudá-los com dicas e técnicas.
Longe de querer vender uma solução a qualquer custo, trabalhe para amadurecer e qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.
No momento que alguém oferece seu e-mail em troca de um conteúdo, esta pessoa se torna um ativo valioso e está mais próxima de se converter em cliente.
Ao se tornar lead, a pessoa está sinalizando que o conteúdo é relevante para ela.
Nesse momento a empresa deve intensificar a relação com o lead, oferecendo mais conteúdos de qualidade.
Mais para frente isso permitirá realizar uma oferta para ele se tornar um cliente efetivo.
Ou seja, o lead é responsável por potencializar as chances de conquistar um cliente, pois se trata de alguém predisposto a ouvir uma proposta ou a comprar determinado produto.